Justiça Brasileira autoriza transferência de Lula para prisão de São Paulo

juíza Carolina Lebbos autorizou a transferência de Lula da Silva da cadeia da Polícia Federal em Curitiba, onde se encontra actualmente, para uma prisão em São Paulo, avança o G1. A decisão foi publicada ao início da tarde desta quarta-feira no sistema da Justiça Federal do Paraná.

No documento, a juíza refere que cabe à justiça do estado de São Paulo decidir em que estabelecimento prisional o antigo presidente vai cumprir o resto da pena. A data de transferência não foi definida.

O pedido de transferência foi pedido pela Polícia Federal do Paraná, que argumentou que a transferência de Lula minimizaria as exigências diárias para a corporação e para outras instituições.

A Polícia Federal salientou que, devido à prisão de Lula, as forças de segurança têm de agir de forma permanente para evitar “confrontos entre grupos antagónicos” e que isso também gerou alterações nas rotinas da região de Curitiba. A Polícia  Federal também alega que as suas instalações são limitadas para reclusos de longa permanência.

Lula da Silva está a cumprir uma pena de oito anos e dez meses de prisão depois de ter sido condenado no âmbito do caso do triplex em Guarujá, que faz parte da operação Lava Jato.

Categoria:Internacional