Angola perdeu 5 mil milhões USD das suas Reservas Internacionais Líquidas desde a chegada de JLO ao poder

Desde que João Lourenço assumiu a Presidência, em Setembro de 2017,
as Reservas Internacionais Líquidas têm derrapado expressivamente.De lá para cá, as RIL recuaram 32%, saindo de 15,6 mil milhões USD para os actuais 10,6 mil milhões.


As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) controladas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) atingiram, em Dezembro de 2018, o valor mais baixo dos últimos 12 anos, es- tando actualmente avaliadas em 10,6 mil milhões de dólares, indicam dados da estatística monetária e financeira do banco central consultados pelo Novo Jornal.


Os dados do BNA assinalam que é necessário recuar até Dezembro de 2006 para encontrar o valor das RIL inferior aos actuais 10,6 mil milhões de dólares do último mês do ano passado, sendo que naquele período as reservas inter- nacionais estavam avaliadas em pouco mais de 8,1 mil milhões de dólares.

Só de Novembro para Dezembro de 2018, as RIL recuaram 10%, saindo de 11,9 mil milhões de dólares para os 10,6 mil milhões, perdendo-se, assim, pouco mais de 1,2 mil milhões de dólares, apurou o NJ. Os níveis actuais das RIL são tão baixos que garantem apenas 4,5 meses de importação de bens.


Desde que o Presidente da República, João Lourenço, chegou ao poder, as reservas internacionais já caíram em mais de 5 mil milhões de dólares, saindo, em Setembro de 2017, de 15,6 mil milhões de dólares para os 10,6 mil milhões em Dezembro último, uma quebra de 32%.


Especialistas entendem que, embora João Lourenço tenha aplicado o Programa de Estabilização Macroeconómica PEM), aprovado no ano passado, criou algumas expectativas, mas os resulta- dos deste programa ainda não se têm reflectido na vida dos angolanos, ao ponto das RIL continuarem a recuar.


O declínio das RIL começou a ter maior impacto com o princípio da crise provocada pela descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais, em meados de 2014, uma vez que em Março daquele ano estavam avaliadas em pouco mais de 31,2 mil milhões de dólares. Montante que, se comparado aos 10,6 mil milhões de Dezembro último, aponta para uma queda de 65,9%.


As reservas contabilizadas pelo BNA são constituídas com base em disponibilidades e aplicações sobre não residentes, bem como obrigações de curto prazo, seja em dólares, euros, ouro e outras divisas controladas pelo banco central, sendo que a principal fonte das RIL é a contribuição fiscal do petróleo em moeda estrangeira, como imposto sobre a exportação desta matéria-prima.


FONTE / NJ

Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário