Candidato de Joseph Kabila para eleição presidencial na RDC, na lista de sanções da União Europeia

O presidente congolês, Joseph Kabila, designou nesta quarta-feira (8), o seu ex-ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary como candidato à eleição presidencial prevista para dezembro na República Democrática do Congo (RDC).

Emmanuel Ra-mazani Shadary já desempenhou as funções de vice-pri- meiro-ministro e de ministro do Interior em governos de Joseph Kabila. Nome de Emmanuel Shadary, consta de uma  lista de responsáveis congoleses sancionadas pela União Européia em 29 de maio de 2017  por “entraves ao processo eleitoral” e “violações dos direitos do homem” na República Democrática do Congo.

Originário da província de Maniema, no leste da República Democrática do Congo, fruto da divisão da antiga província do Kivu, entre norte e sul, Emmanuel Ramazani Shadary nasceu a 29 de Dezembro de 1960 e é um dos principais responsáveis e articuladores políticos da maioria que tem suportado o Presidente Joseph Kabila.

Conhecido pela alcunha de “golpe por golpe”, Shadari foi antigo vice-primeiro-ministro e ministro do Interior. Está sob sanções da União europeia, acusado de obstruir o processo eleitoral e violar os direitos humanos”.
É deputado, antigo vice-governador e governador da província de Maniema, assim como chefe da bancada parlamentar do Partido do Povo para a Reconstrução e a Democracia (PPRD) e coordenador da Maioria Presidencial na Assembleia Nacional.

Mestre em Ciências políticas, pela Universidade de Kinshasa, foi eleito em 1995 secretário-geral da Sociedade Civil de Maniema.

Co-fundador do PPRD, em 2002, exerceu a partir de 2005 a função de secretário nacional para o processo eleitoral e de presidente da Comissão de Disciplina.
Na primeira legislatura, entre 2006 e 2011, Emmanuel Shadary foi vice-presidente da Comissão Política, Administrativa e Jurídica da Assembleia Nacional, sendo por isso possuidor de uma enorme experiência política.

FONTE / CORREIO DA KIANDA

Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário