Erdogan nomeia seu genro como ministro de Finanças no novo governo turco

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, revelou nesta segunda-feira (9) um novo governo com 16 ministros, no qual deu a pasta crucial de Finanças a seu genro, Berat Albayrak.

O chefe do Estado Maior, Hulusi Akar, ocupará o Ministério de Defesa, e Mevlut Cavusoglu conservará a pasta de Relações Exteriores.

Albayrak, de 40 anos, que está casado com a filha mais velha do presidente, Esra, ocupava desde 2015 o posto de ministro de Energia e viveu, nos últimos anos, uma ascensão meteórica.

Os mercados, que temem que Erdogan pressione o Banco Central, parecem recear a nomeação de Albayrak para o Ministério de Finanças: a lira turca caiu mais de 2% nesta noite frente ao dólar.

Além dos ministros, Erdogan nomeou como vice-presidente Fuat Oktay, tecnocrata que dirigiu a Agência Turca de Gestão das Situações de Emergência.

O presidente turco iniciou nesta segunda-feira um novo mandato de cinco anos com amplos poderes, sob um novo sistema denunciado como autocrático por seus críticos, dois anos depois de um golpe de Estado fracassado.

FONTE / istoe.com.br

Categoria:Internacional

Deixe seu Comentário