Putin convida Lourenço para uma visita oficial à Rússia

O presidente Russo, Vladimir Putin, endereçou terça-feira última, um convite ao Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para uma visita oficial ao seu país. 

Segundo à Rádio Nacional de Angola (RNA), o convite foi entregue por Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Federação da Russa, recebido em audiência no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, com quem, João Lourenço abordou também questões ligadas à cooperação bilateral. 

Angola e a Rússia assinaram o seu tratado de amizade e cooperação em 1976 e mantêm, desde então, relações privilegiadas. 

De 1976 até ao presente momento, as relações entre Angola e a Rússia passaram por diferentes etapas de cooperação, sendo actualmente mais significativas nos sectores da Energia, Geologia e Minas, Ensino Superior, Formação de Quadros, Defesa, Interior, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pescas, Transportes, Finanças e Banca. 

No quadro da cooperação, no domínio da educação, mais de mil e 100 angolanos estudam em estabelecimentos do ensino superior da Rússia e estima-se que cerca de mil russos residem em Angola, enquanto pelo menos mil e 500 angolanos vivem na Rússia.

FONTE / RNA

Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário