Fernando da Piedade espera mais consensos

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, destacou ontem o empenho e dedicação dos deputados no  cumprimento das suas acções durante esta legislatura, iniciada há três meses.

Fernando da Piedade, que falou no Parlamento depois de receber cumprimentos de final de ano dos deputados, funcionários e agentes parlamentares, afirmou que durante os três meses de  trabalho os deputados deram garantias que têm todas as condições para que nesta legislatura o Parlamento alcance resultados positivos.

“O Parlamento é constituído por deputados de vários partidos e uma coligação de partidos. Existem posições e opções políticas diferentes, mas temos um denominador comum: somos angolanos e temos o dever de trabalhar sempre na procura de melhores soluções para o bem do povo”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos.

 Boas acções

O presidente da Assembleia Nacional pediu aos deputados para seguirem sempre os caminhos que conduzam às boas acções, com vista à resolução dos problemas dos cidadãos. 

“Aprendemos com os aspectos positivos na legislatura passada e vamos aprender sempre. Não tenhamos medo dos momentos difíceis e nem vergonha dos possíveis maus resultados que possamos obter. Devemos ter a humildade de aprender sempre e também com os nossos fracassos”, disse Fernando da Piedade Dias dos Santos.

 Ajuda mútua

O líder do parlamento conta com a ajuda dos deputados para obter bons resultados durante a legislatura. 

“O  trabalho é de todos. Nós somos  representantes do povo, temos opções diferentes, mas as mesmas obrigações", afirmou Fernando da Piedade Dias dos Santos, pedindo maior respeito entre os deputados.

Fernando da Piedade Dias dos Santos garantiu o seu empenho enquanto presidente da Assembleia Nacional, para poder continuar a merecer a confiança dos deputados.


Conferência parlamentar

A Assembleia Nacional realiza hoje uma conferência sobre o Direito Parlamentar para, entre outros assuntos, debater sobre o Processo  Legislativo Parlamentar, Fiscalização Parlamentar sobre a Acção do  Executivo , o Parlamento e a Administração Pública, o Papel da  Administração Parlamentar. Os deputados vão igualmente debater sobre a "Natureza jurídica dos  grupos parlamentares", "A responsabilidade civil do legislador", "Análise  e debate parlamentar do Orçamento Geral do Estado", "O papel da oposição  no Parlamento",  "A comunicação parlamentar no contexto dos debates no  hemiciclo", entre outros.

Em Novembro último,  o  secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, considerou que a presente legislatura vai ser desafiante e vai exigir da administração parlamentar muito empenho, para que os deputados exerçam o seu trabalho sem constrangimentos.

Pedro Agostinho de Neri disse ser necessário melhorar as áreas da biblioteca e de estudos parlamentares, bem como as condições dos funcionários do órgão de soberania.

O responsável, que suspendeu o seu mandato de deputado, por incompatibilidade de funções, solicitou pontualidade dos deputados nas reuniões plenárias e nas das comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional. Na posse de Agostinho de Neri, Fernando da Piedade Dias dos Santos, aclarou que, tendo em conta a experiência adquirida e demonstrada durante o exercício da segunda legislatura, decidiu convidar Pedro Agostinho de Neri para continuar a exercer o cargo de secretário-geral.

Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário