Arquitecto refuta defeito no Monumento ao Soldado Desconhecido

Técnicos de construção civil realizam inspecção de rotina ao Monumento ao Soldado Desconhecido, informou fonte do Ministério da Construção.
 
De acordo com arquitecto Filomeno Saraiva, que reagia às informações postas a circular nas redes sobre a existência de fissuras na estrutura, não existe absolutamente nenhum perigo nem uma situação anómala, somente está-se a realizar acabamentos na obra.
 
O arquitecto, que acompanhou a obra na qualidade de representante do Ministério da Construção, afirmou que em toda a obra, quando acabada, ficam sempre detalhes por resolver e esta, por ter sido feita em tempo  acelerado, está a ser inspeccionada.
 
Questionado sobre os equipamentos instalados no local, afirmou que são de elevação, que permitem as pessoas chegar ao topo e ver se as coisas estão bem, porque se fossem guindastes para segurar o monumento teriam que ser com guinchos e cabos.
 
No monumento, de acordo com o responsável,  não existe a possibilidade de se utilizar uma escada para terminar os detalhes na parte superior, razão pela qual estão a ser usados estes equipamentos.
 
O monumento inaugurado a 23 de Setembro deste ano por José Eduardo dos Santos, ainda na condição de Presidente da República de Angola, começou a ser erguido em Junho deste ano.
 
O Monumento ao Soldado Desconhecido é dedicado a todos os cidadãos que heroicamente, alheios a qualquer reconhecimento ou recompensa, tenham sacrificado as suas vidas numa frente de batalha, sem que os seus corpos tenham sido identificados.
 
Ocupa uma área de 270 metros de comprimento, 60 metros de largura, entre os Correios de Angola e o Comando da Marinha de Guerra, na intercepção com a Marginal de Luanda. Possui estrutura metálica com 16 peças entrelaçadas, cada com peso de 8.8 toneladas, representando a união dos soldados por uma causa comum.
 
O memorial tem 23 metros de altura, uma rampa da zona cerimonial com 50 metros de comprimento, um facho cuja chama "eterna" ergue-se através de uma estrela dourada que simboliza a mais alta condecoração aos soldados tombados.

FONTE: ANGOP
Categoria:Nacional

Deixe seu Comentário